sábado, 7 de março de 2009

Políticos descobrem o orkut

O site de relacionamentos que virou mania entre os jovens brasileiros também se tornou um lugar para o debate, a apresentação de propostas e a crítica política. O Orkut, criado em 2004, possui mais de 60 milhões de usuários e uma parte deles usa o sistema para colocar suas opiniões na rede de discussões.

Com a quantidade de cadastrados – sendo que pouco mais da metade são brasileiros –, seria natural que parlamentares e governantes tornassem o Orkut uma ferramenta de comunicação com seus eleitores. E os eleitores usassem o espaço livre da internet para sugestões, elogios, críticas e reclamações.

Pensando nisso, a jornalista Isabella Tavares desenvolveu uma monografia para o curso de especialização em Comunicação Legislativa. A idéia inicial era saber como as opiniões políticas se refletiam nas comunidades. A impressão era de o Orkut seria um espaço para manifestações contra a política. Isabella, ao colher os dados, surpreendeu-se: as comunidades de apoio aos parlamentares são em maior número que as de crítica.

"Isso demonstra que, a despeito de não ser utilizado em todo o seu potencial, o Orkut constituiu-se em via de mão dupla: os eleitores reclamam, mas também fazem propaganda dos políticos e partidos de sua preferência", explica Isabella.

A jornalista, então, partiu para a pesquisa de campo. Dentro do Orkut, digitou o nome dos 513 deputados e 81 senadores. O resultado foi surpreendente: No universo de 594 atores, 447 têm comunidades a eles dedicadas.

"Ou seja, 75,25% dos parlamentares brasileiros estão ali presentes, por vontade própria ou por desejo de eleitores que julgaram interessante fazer esse tipo de divulgação", apontou a tese. Ao todo, foram encontradas 1.789 comunidades destinadas aos deputados e senadores brasileiros.

Os números mostram que um grupo seleto de parlamentares possui muitas comunidades, 25 parlamentares têm mais de 11 fóruns de discussão. Alguns, entretanto, são alvos das críticas e reclamações – até mesmo ódio – dos internautas.

Mas a pesquisa mostrou que, entre os 513 deputados, 217 possuem comunidades positivas. Os espaços que não fazem críticas aos parlamentares, segundo a monografia de Isabella, são aquelas que fazem divulgação do mandato e da carreira política do parlamentar. "Geralmente desenvolvidas pelos chamados cabos eleitorais, seus títulos trazem expressões como "eu apóio" e os conteúdos são repletos de elogios ao trabalho e à conduta pessoal do deputado ou senador", disse.

Isabella ainda encontrou comunidades curiosas, como algumas fazendo referência à aparência dos parlamentares ou em que fãs se declaram apaixonadas ou apaixonados. Ela aponta os deputados ACM Neto (DEM-BA) e José Eduardo Cardozo (PT-SP) entre os mais paquerados do Parlamento.

O Orkut, em até determinado grau, é um espelho da vida real. E como tal, reflete a situação política brasileira. Por conta disso, as maiores bancadas no Congresso Nacional – PMDB, PT, PSDB e DEM –, também são as que possuem maior número de representantes no site de relacionamentos.

"A pesquisa nome a nome comprovou que o Orkut é uma arena política, sob vários aspectos. O primeiro está diretamente ligado à enorme adesão a essa rede social, implicando, mesmo, uma falta de escolha dos agentes políticos. Todos estão ali, ainda que não por vontade própria", finalizou a jornalista.

Parlamentares ouvidos concordam em um fato: os políticos ainda não sabem o poder de alcance da internet, especialmente entre os mais jovens. Para o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabam desistimulando os parlamentares a usarem a internet como plataforma de comunicação com seus eleitores. "O TSE fez as regras por desconhecer as possibilidades da internet", opinou Aleluia.

As regras que o democrata se refere estão na Resolução 22.718/08, que disciplinou o uso da internet pelos candidatos às prefeituras em 2008. Altamente restritiva, a norma só permitia o uso de domínios oficiais pelos políticos, excluindo redes de relacionamento como o Orkut e Facebook, além de sites com alta audiência como You Tube e My Space. (Fonte - Congresso em Foco)

A propósito, a Juventude está no Orkut. A principal comunidade é a Democratas - Juventude (Oficial), além de várias comunidades regionais, locais e de lideranças.

Fonte: http://www.juventudedemocratas.org.br/

Nenhum comentário: