domingo, 15 de março de 2009

Homem, o animal político

(Clique na imagem para vê-la em tamanho ampliado)

Esse gif é mais um dos que encontro nos orkuts da vida. Tinha por título "Homem, o animal político" e nos remete a fazer um questionamento em torno das diferentes formas de se fazer política, e à buscar o verdadeiro significado sobre o que é política e como fazer política.

Um questionamento à respeito seria o fato de que devemos saber que a política deve partir de todos, não só daqueles que levam o nome de "político". A participação do cidadão na política parte desde o momento em que ele elege alguém para tomar conta da coisa pública até sua assídua participação na atuação desse indivíduo. Fazer política é estar atento ao que se passa, aos trabalhos que são feitos, e saber cobrar seja de um prefeito, vereador, deputado, senador ou até mesmo o presidente, trabalho, e atenção aos problemas, busca para a soluções de problemas. Fazer política - um termo geralmente confudido com politicagem, mas que não é a mesma coisa - é isso, participação de todas as formas possíveis.

Muitos blá blá blás (por mais que sejam blá blá blás são importantes!) caberiam aqui, antes que isso fique redundante finalizo aqui minha postagem, mas quero sua opinião... faça seu questinamento! faça política!

Grande Abraço!

Ótima Semana a todos!


sábado, 7 de março de 2009

Feliz Dia Internacional da Mulher

Mulher
Ilsa da Luz Barbosa

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude
outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

Amanhã 8 de março é Dia Internacional da Mulher!

Venho aqui desejar um feliz dia da mulher a todas as mulheres da minha vida: minha mãe, minhas avós, minhas tias, minhas amigas...

Quero que saibam o quanto vocês são importantes, não só pra mim, mas acredito que pra todos que nos rodeiam!

A mulher tem conquistado um papel muito importante dentro da sociedade, mas apesar desse avanço, grande parte das mulheres sofrem com violência doméstica e discriminações, sejamos então mais sensatos e vamos lutar pelos direitos da mulher não só amanhã, mas todos os dias, agindo de maneira correta e respeitando a todos!

Deixo aqui meus votos de felicidade, e continuemos fazendo a diferença amigas mulheres!

Beijos!


Políticos descobrem o orkut

O site de relacionamentos que virou mania entre os jovens brasileiros também se tornou um lugar para o debate, a apresentação de propostas e a crítica política. O Orkut, criado em 2004, possui mais de 60 milhões de usuários e uma parte deles usa o sistema para colocar suas opiniões na rede de discussões.

Com a quantidade de cadastrados – sendo que pouco mais da metade são brasileiros –, seria natural que parlamentares e governantes tornassem o Orkut uma ferramenta de comunicação com seus eleitores. E os eleitores usassem o espaço livre da internet para sugestões, elogios, críticas e reclamações.

Pensando nisso, a jornalista Isabella Tavares desenvolveu uma monografia para o curso de especialização em Comunicação Legislativa. A idéia inicial era saber como as opiniões políticas se refletiam nas comunidades. A impressão era de o Orkut seria um espaço para manifestações contra a política. Isabella, ao colher os dados, surpreendeu-se: as comunidades de apoio aos parlamentares são em maior número que as de crítica.

"Isso demonstra que, a despeito de não ser utilizado em todo o seu potencial, o Orkut constituiu-se em via de mão dupla: os eleitores reclamam, mas também fazem propaganda dos políticos e partidos de sua preferência", explica Isabella.

A jornalista, então, partiu para a pesquisa de campo. Dentro do Orkut, digitou o nome dos 513 deputados e 81 senadores. O resultado foi surpreendente: No universo de 594 atores, 447 têm comunidades a eles dedicadas.

"Ou seja, 75,25% dos parlamentares brasileiros estão ali presentes, por vontade própria ou por desejo de eleitores que julgaram interessante fazer esse tipo de divulgação", apontou a tese. Ao todo, foram encontradas 1.789 comunidades destinadas aos deputados e senadores brasileiros.

Os números mostram que um grupo seleto de parlamentares possui muitas comunidades, 25 parlamentares têm mais de 11 fóruns de discussão. Alguns, entretanto, são alvos das críticas e reclamações – até mesmo ódio – dos internautas.

Mas a pesquisa mostrou que, entre os 513 deputados, 217 possuem comunidades positivas. Os espaços que não fazem críticas aos parlamentares, segundo a monografia de Isabella, são aquelas que fazem divulgação do mandato e da carreira política do parlamentar. "Geralmente desenvolvidas pelos chamados cabos eleitorais, seus títulos trazem expressões como "eu apóio" e os conteúdos são repletos de elogios ao trabalho e à conduta pessoal do deputado ou senador", disse.

Isabella ainda encontrou comunidades curiosas, como algumas fazendo referência à aparência dos parlamentares ou em que fãs se declaram apaixonadas ou apaixonados. Ela aponta os deputados ACM Neto (DEM-BA) e José Eduardo Cardozo (PT-SP) entre os mais paquerados do Parlamento.

O Orkut, em até determinado grau, é um espelho da vida real. E como tal, reflete a situação política brasileira. Por conta disso, as maiores bancadas no Congresso Nacional – PMDB, PT, PSDB e DEM –, também são as que possuem maior número de representantes no site de relacionamentos.

"A pesquisa nome a nome comprovou que o Orkut é uma arena política, sob vários aspectos. O primeiro está diretamente ligado à enorme adesão a essa rede social, implicando, mesmo, uma falta de escolha dos agentes políticos. Todos estão ali, ainda que não por vontade própria", finalizou a jornalista.

Parlamentares ouvidos concordam em um fato: os políticos ainda não sabem o poder de alcance da internet, especialmente entre os mais jovens. Para o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabam desistimulando os parlamentares a usarem a internet como plataforma de comunicação com seus eleitores. "O TSE fez as regras por desconhecer as possibilidades da internet", opinou Aleluia.

As regras que o democrata se refere estão na Resolução 22.718/08, que disciplinou o uso da internet pelos candidatos às prefeituras em 2008. Altamente restritiva, a norma só permitia o uso de domínios oficiais pelos políticos, excluindo redes de relacionamento como o Orkut e Facebook, além de sites com alta audiência como You Tube e My Space. (Fonte - Congresso em Foco)

A propósito, a Juventude está no Orkut. A principal comunidade é a Democratas - Juventude (Oficial), além de várias comunidades regionais, locais e de lideranças.

Fonte: http://www.juventudedemocratas.org.br/

quinta-feira, 5 de março de 2009

"Quando o outro, pelas mais diversas razões esperar seu ódio, surpreenda-o com o seu amor."

quarta-feira, 4 de março de 2009

Sabedoria Matemática


* “A circle is the longest distance to same point.”

Tom Stoppard (3 de julho de 1937) é um roteirista e dramaturgo tcheco naturalizado inglês.

“Um círculo é a distância mais longa para o mesmo ponto.” Tom Stoppard.


Créditos:http://frasesilustradas.blogueisso.com/